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O que é Inbound Marketing e como usá-lo a seu favor?

    O Inbound Marketing é uma forma de marketing que se encaixa perfeitamente nos desejos e necessidades do cliente. Encontrar uma definição para esse termo é bem difícil, pois o conceito é amplo e característico. Basicamente, podemos afirmar que é uma maneira de ganhar o interesse de um público específico através de uma ideia de desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo, visando estabelecer uma conexão com as pessoas de forma direta criando um relacionamento duradouro.

    O Inbound Marketing atrai o público, ao invés de interrompê-lo. Você já acessou o YouTube? Então certamente já se deparou com o marketing forçado, quando foi obrigado a ver uma propaganda de alguma marca antes de visualizar o vídeo. O “novo marketing” se inclina para a melhoria de seu negócio, e não simplesmente para a captação direta de clientes, como por exemplo, disponibilizar ao leitor um assunto de seu interesse e no fim do material adicionar um botão de contato. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre a sua empresa, ele contata sua empresa de forma espontânea. Assim, os clientes acabam sendo atraídos pelo que a marca desenvolve e divulga. Acompanhe a seguir.

    A história por trás do “novo marketing”

    O termo Inbound Marketing foi usado primeiramente por Brian Halligan, co-fundador da empresa Hubspot. Seus princípios se desenvolveram há décadas e tem sua fundação baseada no conceito de Seth Godin, o Marketing de Permissão, o qual publicou o livro “Permission Marketing” em 1999, contendo os princípios utilizados no Inbound Marketing. Antes, o consumidor que não tinha acesso à internet não podia controlar as informações que recebia, um tipo de publicidade que interrompe o processo de comunicação.

    Hoje, o usuário pode ter total controle sobre o que pretende ler ou assistir, entre milhões de sites na internet e fanpages de redes sociais. Quando ele recebe algo de forma agressiva, se dispõe a afrentá-lo, até mesmo as grandes marcas. Se o consumidor agora tem o poder de descartar sua campanha, nada melhor do que conquistá-lo oferecendo algo que ele queira receber. Portanto, o Inbound funciona como um “imã”, que atrai o seu cliente através do conteúdo de qualidade.

    Formas de atrair um público específico

    Ao contrário do “velho marketing”, que utiliza qualquer tática para “empurrar” produtos ou serviços para o cliente, o “novo marketing” adota táticas para ganhar o interesse das pessoas. O foco principal é produzir e compartilhar conteúdo atraente utilizando formatos como:

    • Publicação de posts cativantes em blogs;
    • Ebooks e Whitepapers;
    • Divulgação de infográficos;
    • Webinars, Poscasts e fóruns online;
    • Vídeos online;
    • Guest Posting e questionários;
    • E-mail marketing;
    • Conteúdo em mídias sociais;
    • SEO

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    Os benefícios para a sua empresa

    Leads qualificados

    Criando conteúdo útil para o público certo, a sua empresa consegue criar uma aproximação maior com o leitor. Ele estará consumindo, com frequência, conteúdos interessantes e se educa mais sobre o assunto. Assim, você não só vira autoridade no assunto por fornecer as informações, mas também educa o cliente para que ele se torne um lead qualificado para a equipe comercial.

    Mensuração

    No Outbound Marketing, o retorno é uma incerteza. Imagine um outdoor: quantas pessoas que viram aquela peça entraram em contato com a empresa? Com esse marketing, é possível mensurar o quanto aumentaram as vendas no período da campanha, mas não é mensurável a porcentagem de pessoas que foram convertidas em clientes. Já no Inbound Marketing, os resultados são mais palpáveis. Com o auxílio de ferramentas torna-se fácil analisar o número de visitantes do site, leads, acessos nos blog posts, número de cliques nas landing pages, conversões e diversas outras métricas.

    Custo

    Ele custa 62% mais barato que o Outbound e produz uma média de ROI (Retorno sobre o Investimento) de 275%. Diante da economia atual, a nova estratégia é imprescindível para as empresas, segundo 92% dos profissionais de marketing americanos.

     

    As etapas do Inbound Marketing

    A estratégia de Inbound Marketing pode ser dividida em 5 etapas:

    1. Atrair tráfego;
    2. Converter os visitantes em leads;
    3. Transformar leads em vendas;
    4. Fidelizar clientes;
    5. Encantar seus clientes e fazê-los divulgar seu produto.

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    Quando produzimos e divulgamos o conteúdo correto, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais propensas a interagir. Mas para isso acontecer, é necessário produzir um conteúdo de qualidade para o público-alvo. Fazer uma pesquisa é muito importante para definir as personas e o público que comprará seu produto, além do tipo de conteúdo que ele absorverá melhor. É importante lembrar que a comunicação com os leads podem surgir através de diversos canais, como redes sociais e motores de busca. Procure saber se seus clientes passam mais tempo no Twitter ou Facebook, ou fazem mais pesquisas no Google.

    Marketing de Conteúdo x Inbound Marketing

    O que seria do Marketing de Conteúdo sem o Inbound Marketing? Ou vice-versa? Embora tenham conceitos diferentes, um não funciona sem o outro. Resumidamente, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia diretamente ligada ao Inbound Marketing, onde as estratégias do Marketing Digital, incluindo principalmente o conteúdo, são unidas para formarem uma ótima campanha. As duas estratégias formam uma importante parceria para quem quer alavancar os resultados das campanhas de Marketing Digital.

    Sua empresa já adotou o Inbound Marketing? Quais benefícios você já obteve ao utilizar essa nova estratégia de marketing? Conte para nós nos comentários ou entre em contato conosco!

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